domingo, 5 de fevereiro de 2017

10/02/2017

Resultado de imagem para Gênesis 3,1-8Resultado de imagem para Mc 7,31-37


ESCUTAR A PALAVRA DE DEUS PARA VIVER FELIZ


Sexta-Feira Da V Semana Do Tempo Comum  


Primeira Leitura: Gn 3,1-8


1 A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha feito. Ela disse à mulher: “É verdade que Deus vos disse: “Não comereis de nenhuma das árvores do jardim?’” 2 E a mulher respondeu à serpente: “Do fruto das árvores do jardim, nós podemos comer. 3 Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus nos disse: ‘Não comais dele nem sequer o toqueis, do contrário, morrereis’”. 4 A serpente disse à mulher: “Não, vós não morrereis. 5 Mas Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal”. 6 A mulher viu que seria bom comer da árvore, pois era atraente para os olhos e desejável para obter conhecimento. E colheu um fruto, comeu e deu também ao marido, que estava com ela, e ele comeu. 7 Então, os olhos dos dois se abriram; e, vendo que estavam nus, teceram tangas para si com folhas de figueira. 8 Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava pelo jardim à brisa da tarde, Adão e sua mulher esconderam-se do Senhor Deus no meio das árvores do jardim.


Evangelho: Mc 7,31-37


Naquele tempo, 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!” 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade. 36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.
------------------


Comer Das Árvores Do Éden é Um Símbolo


A árvore se apresenta no textos bíblicos: Gn 2,16-17; 3,3.5; 22. O que significa este símbolo (árvore)?


Na Bíblia, a sabedoria e a Lei de Deus são comparadas com uma árvore. Também a Bíblia compara o homem que cumpre a Lei de Deus com uma árvore frondosa (cheia de folhas: Sl 1,1-3).


Podes comer de todas as árvores do jardim, mas não comas da árvore do conhecimento do bem e do mal; porque, no dia em que fizeres, sem dúvida morrerás”, disse Deus a Adão e Eva (Gn 2,16-17). “Do fruto das árvores do jardim, nós podemos comer. Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus nos disse: ‘Não comais dele nem sequer o toqueis, do contrário, morrereis’”, confirmou Eva no texto da Primeira Leitura de hoje.


O ser humano tem duas possibilidades. Primeiro, comer fruto das árvores do Paraíso significa ser sábio e ter vida. Segundo, comer da árvore do bem e do mal significa ignorante e encontrar a morte. Ou seja, seguir suas próprias ideias e não o mandamento de Deus terminará na destruição do próprio ser humano.


A tentação que o ser humano sempre tem é que ele pretende ser como Deus. As pessoas muitas vezes querem esquecer-se de Deus e pôr somente normas humanas. O “fruto” proibido simboliza a eterna tentação do homem a não reconhecer-se como criatura de Deus. O homem sempre quer governar-se por si mesmo, não submeter-se, escolher o próprio caminho, instituir-se em norma última e exclusiva para determinar o que é o bem e o que é o mal. Mas no fim, o ser humano continua sendo criatura e por isso, é finito, frágil e caduco. Crer em Deus não é um fator de alienação e sim de afirmação. A fé em Deus que criou tudo por pura gratuidade potencia a minha humanidade para ser grato eternamente e ser solidário e compassivo para o necessitado como expressão desta gratidão, pois sou fruto da gratuidade de Deus. Ele me quer e me ama gratuitamente.


As Folhas Da Figueira e a Desnudez


Os olhos dos dois se abriram; e, vendo que estavam nus, teceram tangas para si com folhas de figueira”.


Deus mostrou ao homem o caminho para ser feliz (árvores do Paraíso e árvore da vida). Mas o homem não aceitou a proposta de Deus e quis fazer sua própria experiência, decidir por si mesmo (conhecer a árvore do bem e do mal) que resulta no reconhecimento de sua nudez. A desnudez é a tomada de consciência do homem diante de Deus: está desarmado, envergonhado. Ele se esquivou e tem que calar-se.


As folhas da figueira quer nos dizer o medo e a vergonha do homem diante de Deus. Quando o homem se deu conta do mal que acabou de fazer, sente toda a amargura que lhe produziu essa experiência. Ele se sentiu sem nenhum argumento diante de Deus que lhe advertiu anteriormente. O homem trata de esconder-se de Deus porque sente vergonha. A vergonha nos faz perdermos chão onde pisar e a cabeça fica paralisada para pensar e refletir.


O homem se encontrava desnudo (consciente de sua culpa), mas não tinha a humildade de reconhecer-se culpável diante de Deus e por isso, se esconde.


Ser humilde não é ser tímido; não é aquele que fica no cantinho por medo ou vergonha de se comunicar com os outros ou por medo da multidão e assim por diante. Não podemos confundir humildade com vergonha. O homem humilde é ateu de si, é aquele que não se considera Deus e por isso, não se adora. O humilde é aquele que tem noção da própria capacidade e da própria fraqueza e limitações e está aberto totalmente a Deus e para qualquer crescimento no bem. A humildade consiste em reconhecer o que somos ou o que estamos sendo. A partir da humildade aprendemos que não devemos aparentar mais do que somos. Continuamos sendo criaturas dependentes do Deus Salvador.


Serpente e Seu Significado


Aparece no texto da Primeira Leitura a palavra serpente que enganou Eva. “A serpente disse à mulher: ´Não, vós não morrereis. Mas Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal´”.


O autor bíblico faz a seguinte pergunta para uma reflexão profunda: Por que o homem não quer ser sábio, seguir a Deus e ser feliz e sim que prefere recorrer seu próprio caminho, esconder-se de Deus e ser desgraçado? Em outras palavras, por que o homem se sente mais atraído pelo mal do que pelo bem?


A serpente personifica aqui a tentação. Personifica a inclinação quase indomável que todos nós temos para o mal. Para o autor sagrado, a causa de todo mal é o próprio homem que se deixa vencer pela tentação, por essa inclinação ao mal. Em quase todos os povos da antiguidade, a serpente é o símbolo do mal; é traiçoeira, venenosa, mata. A serpente chegou a ser o símbolo da traição a Deus e à fé: símbolo de todo mal. Também sucede isto hoje em dia para muitas pessoas: preferem escutar à tentação ( a serpente) a obedecer aos mandamentos de Deus que salvam.


O Senhor Quer Abrir Nossos Ouvidos Para Escutar Sua Palavra e Viver De Acordo Com Ela.


Viagem de Jesus por terra pagã continua: Tiro, Sidônia, Decápole. Tem como personagem central do relato de hoje é um homem surdo que fala com dificuldade.


Na tradição profética, a surdez e a cegueira são figuras da resistência à mensagem de Deus (Is 6,9; 42,18; Jr 20-23; Ez 12,2). Paralelamente, no evangelho, são figura da incompreensão e da resistência à mensagem de Jesus.


No processo da cura do surdo-mudo, Jesus abre primeiro os ouvidos do homem, depois desata sua língua. Com isso, Jesus coloca o homem em situação de escutar primeiro para depois falar.


Todos nós sabemos que a capacidade de falar depende também da capacidade que o homem tem para escutar. Por isso, as crianças, antes de começar a falar, antes de poder falar, necessitam desenvolver sua capacidade auditiva. Falar significa abrir o próprio interior, colocar-se ao lado de alguém de igual a igual. Escutar é estar em sintonia com o outro para entender sua mensagem. Escutar supõe a existência de silêncio. Se você nunca pode calar-se, pergunte-se o que é que você quer esconder? Uma conversa sem silêncios é desperdício de monólogos sem destinatários. “Para o sábio é difícil falar de sua sabedoria e para o tolo é difícil calar suas tolices” (René Juan Trossero).


Um cristão ou qualquer pessoa de boa vontade precisa aprender a escutar, a falar e a calar a seu tempo, levando a sério a verdade e a caridade fraterna. Quando buscarmos a verdade e levarmos em consideração a caridade fraterna, falaremos e escutaremos com responsabilidade, isto é, saber escutar quandoque escutar; saber calar quandoque calar e saber falar quando, como e o queque falar. Para isso, precisamos manter nossos ouvidos e coração abertos à Palavra de Deus, pois a Palavra de Deus tem o único objetivo: salvar a humanidade. Muitas tragédias na Bíblia eram frutos da falta da escuta da Palavra de Deus.


Pode ser que não sejamos surdos fisicamente. Mas hoje em dia ficamos cada vez mais duros de ouvido porque todos nós temos que filtrar o que ouvimos a fim de não sentirmos oprimidos, irritados, desorientados pela superabundância de informações, de barulhos e de conversas que entram em nossa vida com uma velocidade impressionante. E os nossos ouvidos continuam a ficar abertos em tempo integral. Cada dia uma quantidade enorme de notícias entra na nossa vida, mas sem a qual não poderíamos nos posicionar bem nesta vida. Podemos ficar tristes ou alegres, animados ou desanimados por aquilo que ouvimos e pelo modo como ouvimos e pela maneira que interpretamos sobre o que ouvimos e os acontecimentos. O que precisamos manter é a capacidade de sintetizar todas as informações para construir nossa própria vida e nossa convivência. Tudo o que ouvimos, para poder compreendê-lo temos que organizá-lo em um determinado horizonte, o qual é distinto de pessoa a pessoa. Tal horizonte se produz a partir de decisões vitais para nossa vida: o que preciso ouvir e o que eu preciso evitar de ouvir. Aquilo que eu ouço é capaz de me dar um bom descanso ou de tirar meu bom sono. É preciso termos uma audição seletiva para todas as informações para não formarmos nossa personalidade erradamente. Sem a audição seletiva um dia as coisas, que não deveriam entrar, acabarão dando comando para nossa vida. Consequentemente, as portas que deveriam ficar fechadas, estarão abertas e as que deveriam abertas, ficarão fechadas. Em outras palavras, perderemos totalmente o controle sobre nossa vida por falta desta audição seletiva. Um veículo sem bom controle de seu piloto tem grandes possibilidades ou probabilidades de ter acidente.


O personagem central da cena do evangelho de hoje é um surdo-mudo. O homem foi criado para se comunicar. Por isso, mudez e surdez são dois empecilhos para a comunicação fluente. Esta era a situação do homem que foi apresentado para Jesus.


Boca e ouvido têm um rico simbolismo na Bíblia. O ser humano precisa da boca para cantar os louvores de Deus e proclamar Suas maravilhas e narrar às gerações futuras a misericórdia de Deus. Através dos ouvidos o homem é instruído nos caminhos de sabedoria. Mas a língua pode levar o homem a perder-se. Daí o provérbio: “Falar com sabedoria é prata, ouvir com amor é ouro”.


Para o evangelista Marcos esse homem representa aqueles que vivem fechados no seu mundo sem partilha, sem diálogo. O surdo-mudo representa aqueles que não se preocupam em comunicar, em partilhar a vida, em dialogar, em deixar-se interpelar pelos outros. O surdo-mudo representa aqueles que vivem instalados, no seu egoísmo, nas suas certezas e nos seus preconceitos, convencidos de que é dono absoluto da verdade. Uma pessoa que está cheia de si paradoxalmente é uma pessoa vazia. 


“Abre-te”, diz Jesus ao surdo-mudo. E ele saiu de seu isolamento e de seu silêncio mortal. Este “abre-te” é também dirigido a cada um de nós.  A ordem “abre-te” existe porquedentro de nós algo fechado. O que é que está muito fechado em você que o impede de se comunicar com os demais e com o mundo? Abra seu coração a quem lhe oferece a amizade. Abra-se aos que necessitam de seu carinho. Abra seus ouvidos e mova sua língua para aqueles que necessitam de suas palavras de consolo e de conforto. Quem tem ouvidos novos e os lábios libertados do mal tem também os olhos abertos para os demais, a mão estendida para os necessitados e o coração limpo para testemunhar o verdadeiro amor. Quem faz o bem não faz barulho. Como dizia o Papa Pio XI: “O bem não faz barulho e o barulho não faz bem.


 “Abre-te!”, diz Jesus a cada um de nós. Cada um precisa se perguntar: “O que é que está fechado em mim que necessita do toque de Jesus para eu poder ser libertado?”.


Para Ser Lembrado


“Jesus colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. Olhando para o céu, suspirou e disse: ‘Efatá!’ que quer dizer: ‘Abre-te!’ Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade”.

A comunidade cristã entendeu o valor sacramental do ensinamento de Jesus e realiza sobre os candidatos para o batismo, sobre os catecúmenos, o gesto de Jesus. Quem preside toca os ouvidos do candidato para que possa acolher a Palavra de Deus e a boca para professar a : “O Senhor Jesus, que fez os surdos ouvir e os mudos falar, te conceda que possas logo ouvir sua Palavra e professar a para louvor e glória de Deus”.


P. Vitus Gustama,svd

Nenhum comentário:

DOMINGO DA PÁSCOA, 31/03/2024

CORRER AO ENCONTRO DO SENHOR RESSUSCITADO PARA SER SALVO DOMINGO DA PÁSCOA Primeira Leitura: At 10,34a.37-43 Naqueles dias, 34aPedro t...