terça-feira, 3 de outubro de 2017

04/10/2017
Festa De São Francisco de Assis
Resultado de imagem para Neemias 2,1-8Imagem relacionadaImagem relacionada
SEGUIR A JESUS INCONDICIONALMENTE PARA ALCANÇAR A LIBERDADE
Quarta-Feira Da XXVI Semana Comum

Primeira Leitura: Ne 2,1-8
1 Era o mês de Nisã, no vigésimo ano do rei Artaxerxes. Como o vinho estivesse diante do rei, eu peguei no vinho e ofereci-o ao rei. Como em sua presença eu nunca podia estar triste, 2 o rei disse-me: “Por que estás com a fisionomia triste? Não estás doente. Isso só pode ser tristeza do coração”. Fiquei muito apreensivo e disse ao rei: 3 “Que o rei viva para sempre! Como o meu rosto poderia não estar triste, quando está em ruínas a cidade onde estão os túmulos de meus pais e suas portas foram consumidas pelo fogo?” 4 E o rei disse-me: “Que desejas?” Então, fazendo uma oração ao Deus do céu,5 eu disse ao rei: “Se for do agrado do rei e se o teu servo achar graça diante de ti, deixa-me ir para a Judeia, à cidade onde se encontram os túmulos de meus pais, a fim de que possa reconstruí-la”. 6 O rei, junto de quem a rainha se sentara, perguntou-me: “Quanto tempo vai durar a tua viagem e quando estarás de volta?” Eu indiquei-lhe a data do regresso e ele autorizou-me a partir. 7 Eu disse ainda ao rei: “Se parecer bem ao rei, sejam-me dadas cartas para os governadores de além do rio, para que me deixem passar, até que chegue à Judeia. 8 E também outra carta para Asaf, guarda da floresta do rei, para que me forneça madeira de construção para as portas da cidadela do templo, para as muralhas da cidade, e para a casa em que vou morar”. E o rei concedeu-me tudo, pois a bondosa mão de Deus me protegia.


Evangelho: Lc 9,57-62
Naquele tempo, 57 enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”. 58 Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. 59 Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixe-me primeiro ir enterrar meu pai”. 60 Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. 61 Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. 62 Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.
-------------


Eu Preciso Ajudar Minha Comunidade a Partir Do Meu Carisma


Se for do agrado do rei e se o teu servo achar graça diante de ti, deixa-me ir para a Judeia, à cidade onde se encontram os túmulos de meus pais, a fim de que possa reconstruí-la”. É o pedido de Neemias ao rei Artaxerxes.


Hoje e amanhã o texto da Primeira Leitura será tirado do livro de Neemias. Este judeu (Neemias) ficou na Babilônia quando as primeiras caravanas começaram a voltar para Jerusalém por decreto do rei Ciro. Neemias chegou a ocupar um cargo bastante importante na corte dos reis persas: era chefe dos copeiros. Este cargo nos recorda a história de José no Egito e também a de Ester na corte de Asuero.


Neemias ficou sabendo das notícias de Jerusalém que falam das dificuldades na reconstrução de Jerusalém postas pelos vizinhos, especialmente pelos samaritanos. Por ser solidários com seu povo, Neemias pede ao rei que lhe permita voltar a Jerusalém para ajudar seu povo na difícil tarefa. E o rei lhe dá facilidades, seguindo a linha de tolerância da disnastia persa.


É interessante observar que um leigo Neemias sente a preocupação em ajudar seu povo na sua reconstrução, não somente nos sentido matrual, mas também no social e religioso. Neemias é leigo, e Esdras é sacerdote. Mas os dois trabalham jjntos na grande obra da reconstrução do povo de Deus: o Templo de Jerusalém e o próprio povo. Os clérigos e os leigos puseram mãos à obra e reedificaram Sião em todos os sentidos. Eles se preocupam com a mesma causa: a reconstrução do povo e a reconstrução do Templo.


 A mensagem desta leitura jamais perde sua atualidade. É preciso não somenter construir igrejas (prédios), mas também é urgente reconstruir a comunidade (povo) a partir da Palavra de Deus. A comunidade edificada sobre a Palavra de Deus é uma comunidade forte e resistente (cf. Mt 7,24-27). Para alcançar este objetivo é indispensável a colaboração de todos em geral e de cada um, particularente. A Igreja é um corpo em que cada membro deve desempenhar seu papel a partir de seu carisma para o funcionamento do corpo inteiro (cf. 1Cor 12,1-30; pode ler em seguida 1Cor 13,1-14,40). Se cada um ajudar a partir de seu carisma, não há dificuldade que não possa ser superada na Igreja/Comunidade. É preciso salvar os valores humanos e cristãos fundamentais para que as gerações futuras tenham uma comunidade melhor na fraternidade.


Disponibilidade, Radicalidade de entrega e Coerência No Seguimento De Cristo


O texto do evangelho lido neste dia se encontra no conjunto do texto que fala da ultima viagem de Jesus para Jerusalém, pois lá ele será crucificado e morto. Durante a viagem para Jerusalém Jesus vai dando suas ultimas lições para seus discípulos e para os cristãos de todos os tempos e lugares. Trata-se das lições do caminho.


No evangelho deste dia Jesus põe outras três exigências. O primeiro diálogo sugere que o discípulo deve despojar-se das preocupações materiais exageradamente: para o discípulo, o Reino tem de ser infinitamente mais importante do que as comodidades e o bem-estar material. O segundo diálogo sugere que o discípulo deve despegar-se dos deveres e obrigações que, apesar da sua relativa importância impedem uma resposta imediata e radical ao Reino. O terceiro diálogo sugere que o discípulo deve despegar-se de tudo para fazer do Reino a sua prioridade fundamental. Em outras palavras, seguir a Jesus exige disponibilidade, radicalidade de entrega e coerência. Quem quiser seguir a Jesus, não pode deter-se a pensar nas vantagens ou desvantagens materiais que isso lhe traz, nem nos interesses que deixou para trás, nem nas pessoas a quem tem de dizer adeus. Muitas vezes a exigência do “ter” não serve mais para encobrir e dissimular a pobreza do “ser”. O que se deve viver é ser pobre no espírito e não ser pobre do espírito. A pobreza no espírito tem o amor como ponto de partida e como ponto de chagada. Por isso, pode-se dizer que a pobreza no espírito é mais do que uma renúncia, é uma conquista.


Muitas das vezes temos tentação de estar dispostos a seguir a Jesus apenas durante umas horas de nossa vida, ou em uns aspectos de nossa vida. Muitas das vezes temos tentação de colocar condições a Jesus para segui-Lo, apresentando supostamente boas desculpas, como narra o evangelho de hoje: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai” ou “Deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”.  O que dizemos parece sensato, mas na verdade é um modo de não aceitar a radicalidade da exigência que nos arrancaria de nossa mediocridade. Não se pode perder o tempo em enterrar tantos mortos que estão dentro de nós mesmos e que nos aprisionam sutilmente: valores mundanos, práticas religiosas sem compromisso e assim por diante. Tudo isto tem que morrer em nós para que possa surgir o espírito de liberdade e de vida nova. Jesus não anula o que tem de bom e de verdadeiro no nosso passado ou do nosso passado, mas nos exige que aprendamos a olhar a vida a partir de um critério absoluto.


“Segue-me” é o convite de Jesus hoje para cada um de nós. Vamos nos fazendo cristãos na medida em que nos atrevermos a seguir a Jesus. Vamos nos abrindo ao Espírito de Jesus para viver como ele viveu e passar por onde ele passou.  O cristão não é somente aquele que evita o mal e sim aquele que luta contra o mal e a injustiça como fez Jesus. O cristão não é somente aquele que faz o bem e sim aquele que luta por um mundo melhor adotando a postura de Jesus e tomando suas mesmas opções. “Segue-me” é o convite de Jesus para caminhar, para avançar e não para ficar parado e paralisado. Pessoas que tem coragem de caminhar são pessoas que fazem a diferença. “Pessoas que fazem diferença não desistem antes de começar, não dão moradia ao desânimo. Pessoas que fazem a diferença sabem que os problemas são relativos, transformam fracassos em aprendizados. Pessoas que fazem a diferença não se deixam amedrontar, alimentam sonhos possíveis. Pessoas que fazem a diferença começam cada dia com convicção, confiam que a vitória é dos persistentes no amor” (Canísio Mayer). “Não é porque certas coisas são difíceis que nós não ousamos; é justamente porque não ousamos que tais coisas são difíceis”, dizia Sêneca.
--------------------

SÃO FRANCISCO DE ASSIS

No dia o4 de outubro a Igreja celebra a festa de Sao Francisco de Assis. Nasceu em Assis (Itália) em 1182. Era filho de um rico comerciante de tecidos (Pedro Bernardone). Batizado com o nome de Giovanni di Pietro Bernardone. Porém, como seu pai era comerciante de tecidos preciosos comprados na França, trocaram-lhe o seu nome para Francesco, ou seja, "o francês". Francisco gostava de festas em companhia de outros jovens e foi coroado "rei da festa". No outono de 1205, Francisco em oração na capelinha de São Damião, escuta do grande Crucificado uma ordem: "Francisco, vai e repara a minha casa que está para ruir". Esta "minha casa" era a Igreja de então. No entanto, Francisco entendeu como sendo a própria capela de São Damião que estava necessitando de reparos. E ele começou a restaurá-la. O conflito com seu pai começou quando Francisco distribuiu para os pobres tanto dinheiro como tecidos. Todos achavam, inclusive seus colegas jovens festeiros, que Francisco ou um covarde, ou um louco, ou um jovem que fora muito mimado. Um dia, indo para Roma, ao encontrar com um pobre, Francisco trocou com ele as suas ricas roupas, e exprimentou o que é a vida de pobre. E ele disse aos pais e amigos: "Estou começando a enxergar uma luz no fundo do túnel". Com seus 25 anos Francisco abandonou sua casa para seguir a Jesus e começou a reforma da "Casa" de Cristo, a Igreja. Pelo testemunho de sua vida muitos jovens começaram a fazer parte do grupo de Francisco. O grupo vivia de esmolas e de seu trabalho, sem receber dinheiro. E começaram a sair pelo mundo afora, de dois em dois para pregar o Evangelho. E o número do grupo foi aumentando. Francisco, sem querer fundar Ordem religiosa, resolveu ir a Roma para pedir ao Papa uma aprovação de seu tipo de vida. Em maio de 1210 o Papa Inocêncio III aprovou o pedido. No dia 3 de Outubro d 1226 faleceu. Foi canonizado no dia 6 de julho de 1228.

Algumas Frases de São Francisco

Nunca devemos desejar estar acima dos outros e sim devemos ser servos... aqueles e aquelas que cumprirem essas coisas e perseverarem até o fim, o Espírito Santo pousará e fará neles habitação e morada (2CtaF 47-48).

"Cuidem os irmãos de não parecerem extremamente carrancudos e tristes como hipócritas; mostrem-se alegres no Senhor, joviais, amáveis e corteses, como convém".


"Aconselho, admoesto e exorto a meus irmãos em nosso Senhor Jesus Cristo que, ao irem pelo mundo, não discutam, nem porfiem com palavras, nem façam juízo de outrem, mas sejam mansos, pacíficos, modestos, afáveis e humildes, tratando a todos honestamente, como convém".

"Onde há caridade e sabedoria, não há medo nem ignorância. Onde há paciência e humildade, não há ira nem perturbação. Onde à pobreza se une a alegria, não há cobiça nem avareza. Onde há paz e meditação, não há nervosismo nem dissipação. Onde há misericórdia e prudência, não há dureza do coração".

"Onde o temor de Deus está guardando a casa, o inimigo não encontra porta para entrar


Salve, rainha sabedoria, o Senhor te guarde por tua santa irmã, a pura simplicidade. Senhora santa pobreza, o Senhor te guarde por tua irmã, a humildade. Senhora santa caridade, o Senhor te guarde por tua santa irmã obediência. Santíssimas virtudes todas, guarde-vos o Senhor, de quem procedeis, vinde a nós!” (São Francisco de Assis 1181/82-1226)

P. Vitus Gustama,svd

Nenhum comentário:

22/04/2024-Segundaf Da IV Semana Da Páscoa

JESUS É A PORTA PELA QUAL ENTRARAMOS NA ETERNIDADE Segunda-Feira da IV Semana da Páscoa Primeira Leitura: At 11,1-18 Naqueles dias, 1 ...